quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ROMUALDO

Se você nunca roubou pare de ler isto agora.
Se você nunca roubou clips, elástico, caneta e bloco de rascunho da empresa onde trabalhou,  além de meu total desprezo eu acho que você deve parar de ler isto aqui agora mesmo... não avance mais!

- Romualdo, o chefe esta te chamando no mocó dele.
Não era um mocó, era um mocózasso... era pouco mais que um cercado de biombos onde foram se acumulando coisas que o chefe ia angariando pelo vasto lixão que era o escritório da empresa. Um daqueles escritórios antigos que fora levemente - quase ninguém notou - modernizado. Tinha arquivos de aço e pastas com  relatórios em formulários continuo impregnados com muita poeira... e isso era um ponto positivo o chefe não tinha renite.
- Romualdo, sente-se... olha Romualdo eu tenho uma noticia não muito boa prá você, a empresa chegou à conclusão a respeito de sua demissão.
- ?
- Então Romulado por favor assine aqui e volte dia 16 para receber o acerto de contas... uhmm, era só isso... Romualdo...
- Sim?
- Por favor, devolva minha caneta...
- Não posso ficar com ela chefe?
- Não Romualdo, não pode.
- Posso então levar esse calendário de mesa do senhor? Ainda preciso chamar o senhor de senhor já que o senhor já não é mais meu chefe?
- Não pode levar o calendário Romualdo e precisa sim me chamar de senhor.
- Então o senhor deixa eu levar esse bloco de rascunho que já esta prá lá da metade senhor?
- Não Romualdo, não pode levar nem o bloquinho, nem o calendário, nem a caneta nem nada mais Romualdo, ...porra Romualdo, você trabalhou aqui 3 semanas e conseguiu depenar a empresa inteira, eu nunca vi isso, pediu tudo prá todo mundo Romualdo, você levou a empresa a uma  situação pré-falimentar.
...você levou clips de todos os tamanhos, caixas e caixas...
- Mas era pra conserta a cortina do banheiro chefe.
- ... você levou sacos e sacos de elásticos...
- Mas era pra minha esposa colocar nos bobs chefe.
- ... você levou meu perfurador de papel...
- Mas era porque tem uma peça nele que servia direitinho prá consertar o carburador da Belina de meu cunhado chefe.
- ... você levou meu grampeador...
- Mas é que com esse negócio do caixa eletrônico dar recibinho amarelo ao invés de autenticar a conta eu ficava em dúvida se tinha pago ou não e já até me aconteceu de eu pagar a mesma conta duas vezes chefe, o senhor me acredita, então eu precisava grampear o recibo do caixa eletrônica na conta prá não me confundir chefe.
- ... você levou caixas e caixas de grampos 26/6 Chaparrau...
- Mas é que eu sou pobre chefe e pobre paga muita conta chefe...
- ... você levou centenas de blocos de rascunho...
- Mas é que meu cunhado é apontador de jogo do bicho e o banqueiro prá quem ele trabalha é pobre, não tem dinheiro prá fornecer os bloquinhos chefe.
- ... você levou caixas e caixas de papel carbono...
- Mas como o senhor queria que ele apontasse as apostas sem fazer a cópia chefe?
- ... você levou meu apontador de lápis de mesa...
- Mas chefe meu tio invalido resolveu montar uma fabriquinha de espetos de bambu para churrasquinho de gato e precisava fazer as pontas, ele bem que tentou com uma canivete mas cortou uma vez o dedo, um corte profundo, só vendo, muito sangue, eu vi que aquilo não podia continuar, chefe.
- ... você levou um porrilhão de resmas de papel sulfite...
- Mas que papel bom aquele chefe, olha primeira qualidade, é que meus filhos adoram desenhar chefe.
- ... você levou até aqueles litros de goma arábica que estavam encostados a anos no arquivo morto...
- Mas chefe minha prima faz umas balas de leite prá vender na vila e ela descobriu que elas ficam mais crocantes com uma pincelada de goma arábica chefe.
- ...você levou o arquivo morto da empresa inteiro embora...
- Mas chefe aquilo só ocupava espaço e meu sogro precisava trocar o motor da geladeira dele, então vendemos os papeis todos no depósito e ainda sobrou prá comprar um ventilador Arno de segunda mão prá  minha tia Benta chefe.
- ...você levou todos os copos descartáveis de café e água...
- Mas chefe meu primo Venâncio vende café, chocolate e bolo no terminal de madrugada e  usa muito aquilo, ele era moto boy mas foi chutar um retrovisor de uma Variant ( sai prá lá pau velho, pois é do caralho ) e enroscou a calça na maçaneta da porta do e foi arrastado pela Variant até a Vila Gumercindo, puxa ele ficou muito machucado e magoado com aquilo e nisso roubaram a moto dele, ele precisa sobreviver chefe.
- ... chega, chega, chega... você levou minha cadeira giratória, meu cesto de lixo, minha calculadora, meu cabide, minha marmita, o ventilador do teto, a chapeira dos cartões de ponto, o relógio de ponto, a fechadura da porta, as prateleiras do cofre, o bebedouro, a máquina de xerox, o alarme contra roubo e eu não quero mais saber de suas explicações e justificativas, rua, rua, rua...
- Mas chefe, vocês não são nem um pouco razoáveis.